Fisioterapia no tratamento dos distúrbios temporomandibulares
Os distúrbios temperomandibulares afetam a articulação da ATM. Acredito que essa é uma das articulações, mais complexas do corpo humano.
Saiba mais sobre distúrbios temporomandibulares
Os pacientes que apresentam disfunções nesta articulação, em muitos casos, apresentam dores que podem ser intensas, tais como:
- Cefaleia (dor de cabeça);
- Dores na face, como neuralgia do trigêmeo;
- Dores e zumbidos no ouvido;
- Dores na coluna, principalmente na área do pescoço;
- Presença de barulhos durante movimentos de abertura da boca, ou ainda limitação no movimento de abertura da boca;
- Sensação de cansaço ao mastigar.
Normalmente, esse tratamento necessita de uma abordagem multiprofissional, envolvendo outros colegas da área da saúde, em especial o odontólogo. O tratamento de fisioterapia tem o objetivo de diminuir as dores, aliviar pontos de tensão em músculos específicos, como masseter, temporal, occipital, trapézio, restaurando a amplitude de movimento livre de dor.
Em muitos casos, essas dores se tornam crônicas, sendo necessário ensinar ao paciente alguns exercícios que podem aliviar tensões e auxiliar na diminuição do estresse, que está intimamente envolvido com o aumento dos sintomas.
Em 2019, tive a oportunidade de realizar uma formação na Espanha, na Universidade Europeia de Madrid, na área de fisioterapia crânio-cervical, craniomandibular e dores faciais. A fisioterapia utiliza diversos recursos terapêuticos para esse tratamento:
- Terapia manual;
- Massagens;
- Agulhamento seco;
- Técnicas posturais, como RPG;
- Exercícios.
Mulligan: Técnica de Terapia Manual para Alinhamento Articular
A técnica Mulligan restaura o alinhamento articular, promovendo movimentos ativos sem dor e aliviando dores em diversos segmentos do corpo.
Saiba mais sobre Mulligan
Mulligan é uma técnica de terapia manual que tem como objetivo restaurar o alinhamento articular e a realização de movimentos ativos livres de dor. Estes pequenos ajustes biomecânicos favorecem a reabilitação e o alívio de dores. Essa técnica pode ser realizada em todos os segmentos do corpo e possui uma sólida base científica e clínica, sendo amplamente estudada em todo o mundo.
Mulligan é eficaz no tratamento de:
- Dor cervical
- Dor lombar
- Tendinites
- Bursites
- Entorses
- Dores relacionadas a artrite e artroses
Punsão Seca: Alívio de Dores Musculares e Pontos de Gatilho
Conhecida também como Dry Needling, a punsão seca trata dores musculares e pontos de tensão utilizando agulhas de acupuntura.
Saiba mais sobre Punsão Seca
A punsão seca, também conhecida como agulhamento seco ou Dry Needling, é uma técnica amplamente utilizada para o tratamento de dores musculares e dor causada por pontos gatilhos. Os pontos gatilhos são definidos como uma faixa de tensão localizada dentro do músculo, que pode gerar dor pontual ou em áreas distantes desse ponto de tensão.
A técnica consiste na aplicação de agulhas de acupuntura através da pele, chegando até o músculo e nos pontos de maior tensão muscular. É minimamente invasiva, sem sangramento, e seus efeitos de alívio de dores podem ser observados logo após a aplicação. Além de aliviar dores musculares, a punsão seca favorece a regeneração e recuperação de tecidos, alivia dores neuropáticas e articulares, reduz tensões, realiza liberações miofasciais e normaliza bioquimicamente as placas motoras dos músculos afetados.
Mobilização Articular: Aumento da Mobilidade e Alívio de Dores
A mobilização articular é uma técnica de terapia manual para aumentar a mobilidade das articulações, acelerando a reabilitação e aliviando dores.
Saiba mais sobre Mobilização Articular
A mobilização articular é uma das técnicas de terapia manual para o tratamento de problemas neuro-músculo-esqueléticos, com o objetivo de aliviar dores e acelerar o processo de reabilitação de lesões ortopédicas e desportivas. Seu objetivo é aumentar a mobilidade articular e pode ser utilizada em todas as articulações do corpo.
Após lesões traumáticas ou crônicas, pode ocorrer perda de mobilidade articular devido a diversos fatores como edema, contraturas musculares, lesões ligamentares e ósseas. O tratamento precoce com mobilização articular acelera a reabilitação e previne problemas articulares, como a artrose secundária, que pode surgir devido a uma articulação hipomóvel.
Liberação Miofascial: Alívio de Tensões e Melhora da Mobilidade
A liberação miofascial é uma técnica manual que alivia tensões musculares e melhora a mobilidade, utilizando técnicas de pressão e deslizamento.
Saiba mais sobre Liberação Miofascial
A fáscia é uma membrana de tecido conjuntivo resistente e elástica localizada logo abaixo da pele, que cobre todos os músculos, permitindo o deslizamento perfeito. A prática de atividade física, quando bem orientada, é a melhor forma de manter os músculos e a fáscia livres de dores.
Para treinos intensos de força, é indispensável associar exercícios de mobilidade articular, alongamento, cuidados posturais e liberações miofasciais com rolos e bolinhas. Sessões de fisioterapia e liberação miofascial podem aliviar tensões musculares e melhorar a mobilidade. A liberação miofascial é uma técnica interessante para o alívio de dores musculares, mas deve ser utilizada em conjunto com outras técnicas de terapia manual.
Exercícios Terapêuticos: Movimento para a Saúde do Corpo
Os exercícios terapêuticos são essenciais para a saúde do corpo, ajudando a restabelecer movimentos livres de dor e melhorando a qualidade de vida.
Saiba mais sobre Exercícios terapêuticos
Os exercícios terapêuticos são indispensáveis para a saúde do corpo e fazem parte da conduta de todo fisioterapeuta. Restabelecer movimentos livres de dores é fundamental para a reabilitação e a melhora dos pacientes é a maior recompensa para os profissionais da área.
Os exercícios terapêuticos podem ser personalizados para atender às necessidades específicas de cada paciente, promovendo a recuperação e prevenindo futuras lesões. Incluir fotos ilustrativas pode ajudar a entender melhor os tipos de exercícios propostos.
Tecarterapia: Eletroterapia para a Recuperação e Alívio de Dores
A tecarterapia é uma técnica de eletroterapia que acelera a recuperação de tecidos, aliviando dores de maneira confortável e eficaz.
Saiba mais sobre Tecarterapia
A tecarterapia é um equipamento de eletroterapia desenvolvido na Europa e utilizado mundialmente para o tratamento de dores e aceleração do processo de recuperação e regeneração dos tecidos. A técnica aporta maior energia ao organismo em diferentes profundidades, com suas diferentes potências, frequências e manoplas, entregando energia regeneradora nos músculos, tendões, ligamentos, pele, articulações e ossos.
Sua aplicação é muito confortável e pode ser associada a técnicas de terapia manual, massagem e drenagem linfática, potencializando seus efeitos terapêuticos. Estudei os benefícios da tecarterapia na Espanha, trazendo essa tecnologia e combinando-a com minha especialização em terapia manual ortopédica e tratamento de dores crônicas.
Reeducação Postural Global: Correção e Concientização Corporal
A RPG utiliza exercícios e posturas para corrigir a coluna, aliviar dores e melhorar a postura, trazendo maior consciência corporal ao paciente.
Saiba mais sobre RPG
A Reeducação Postural Global (RPG) consiste em exercícios e posturas utilizadas pelo fisioterapeuta para amenizar alterações na coluna. Durante os exercícios, busca-se alongamento muscular, correções posturais, alívio de dores e correção de padrões respiratórios inadequados.
Os benefícios desta técnica podem ser percebidos desde a primeira sessão, onde o paciente se torna consciente da sua postura. A RPG proporciona maior consciência corporal, mas é apenas uma etapa da reabilitação. Costumo indicar meus pacientes para colegas de outras áreas, como ginástica hipopressiva, pilates, yoga e atividade física com personal trainers, para que o controle postural passe de estático para atividades dinâmicas bem orientadas.
Ginástica Hipopressiva: Fortalecimento Abdominal e Correção Postural
A ginástica hipopressiva fortalece os músculos abdominais, corrige a postura e previne problemas na coluna.
Saiba mais sobre Ginástica hipopressiva
A ginástica hipopressiva, conhecida no Brasil como barriga negativa
, foi criada por Marcel Caufriez e oferece benefícios além de músculos abdominais fortes. Entre os benefícios da técnica estão a correção postural, prevenção de problemas na coluna, melhor desempenho esportivo (especialmente para esportes de impacto como corrida e crossfit), prevenção e tratamento de distúrbios pélvicos (como incontinência urinária e fecal, prolapso genital, infecções urinárias), melhora do desempenho sexual, alívio e prevenção de dores articulares, diminuição da circunferência abdominal, e é indispensável para tratamentos estéticos.
Em 2019, na Espanha, tive a oportunidade de me formar diretamente com o idealizador da técnica, Marcel Caufriez, um estudioso em saúde da mulher. Hoje, a ginástica hipopressiva faz parte dos meus protocolos de reabilitação ortopédica e tratamento de estética corporal, pois acredito que beleza e saúde andam de mãos dadas.
Fisioterapia no Tratamento dos Distúrbios Temporomandubulares
A fisioterapia trata disfunções na articulação da ATM, aliviando dores e restaurando a amplitude de movimentos normais, em colaboração com outros profissionais.
Saiba mais sobre DTM
Os distúrbios temporomandibulares afetam a articulação da ATM, uma das mais complexas do corpo humano. Pacientes com disfunções nessa articulação podem apresentar dores intensas, como cefaleia, dores na face (neuralgia do trigêmeo), bruxismo, dores e zumbidos no ouvido, dores na coluna (especialmente na área do pescoço), barulhos durante movimentos de abertura da boca e sensação de cansaço ao mastigar.
Normalmente, esse tratamento requer uma abordagem multiprofissional, envolvendo outros profissionais da saúde, especialmente o odontólogo. O tratamento fisioterapêutico visa diminuir dores, aliviar pontos de tensão em músculos específicos (como masseter, temporal e occipital), restaurando a amplitude de movimentos normais, livre de dores e com maior controle motor e postura.
Em muitos casos, essas dores se tornam crônicas, sendo necessário ensinar ao paciente exercícios que podem aliviar tensões e auxiliar na diminuição do estresse, intimamente envolvido com o aumento dos sintomas. Em 2019, realizei uma formação na Espanha, na Universidad Europea Madrid, em Fisiopatologia Craniocervical, Craniomandibular e Dor Facial, aprendendo com o Professor Mariano Rocabado a relação entre boa postura e a necessidade de avaliar essas articulações em sua amplitude de movimentos, bem como os melhores tratamentos e exercícios para a reabilitação da ATM.